memória Trópis

 

arquivos 
memória Trópis
página Quem Somos dez. 2004
na conclusão da 2ª fase do Projeto Oca Mundi
Em dezembro de 2004, ao concluir o Projeto Oca Mundi fase I,
comemoramos colocando no ar um retrato da Equipe Central daquele ano, acompanhado das seguintes palavras: O grande assunto da Trópis é RE-HUMANIZAÇÃO: sem um espaço para a imagem e a biografia de PESSOAS REAIS, nada do que dizemos teria sentido!”
Equipe Central do Projeto OCA MUNDI
& outros integrantes da TRÓPIS em 2004
um tributo de gratidão
TRÓPIS em 2004
 para saber um pouco sobre cada pessoa, clique na cabeça! foto de 29.03.2004 na Rodoviária de Praia Grande
ordem alfabética

02paula-cor80.jpg Alexandre Vaz

Alexandre Gonçalves Vaz Silva, o Alê, nasceu em S.Paulo em 03.02.1983. Vivendo no Jd.Monte Azul, apareceu na Trópis em 96. Em 97 publicamos alguns poemas seus, de extraordinária qualidade, na antologia Um sabor de verdes vidas e de maduras raízes, e um texto de orelha no livro O dia em que Túlio descobriu a África, de Ralf Rickli. Em 99 passou a liderar atividades de desenho na Trópis, especialmente o Raizen Group (mangá). Descoberto pelo nosso conselheiro Marcelo Estraviz, foi estagiar na Edunexo, onde atuou até o encerramento da empresa. Por anos cooperou com a Trópis com a manutenção da rede de micros, com ilustrações – e como intérprete, com seu inglês autodidata de surpreendente qualidade.

Desde julho de 2004 reside em Curitiba, onde trabalha com design gráfico e webdesign.

 de volta à foto índice

tauana
03du80b.jpg Alisson Alves

José Alisson da Paz Alves nasceu em Maceió em 14.07.1985, vindo para S.Paulo (Jd.Monte Azul) em 1996. Ligou-se à Trópis pelo Grupo Submundo de Teatro, atuando na peça 45 Minutos de Amor, e em seguida pelo Raizen Group (desenho). Representou a Trópis em diversos encontros de jovens, de Faxinal do Céu (PR) a Salvador (BA). Junto com Thiago Tauan Mathias elaborou e apresentou nesses encontros o PETECA – Projeto de Encontros Temáticos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Alisson tem especial interesse em poesia e outras formas de literatura… e no campo da agricultura! – porém suas habilidades que mais admiramos são a extraordinária compreensão e tato no trato com crianças, e a capacidade de encontrar formas novas e didaticamente eficientes de explicar as idéias da Trópis.

Em 2006 passou a trabalhar na instituição Casa do Sol com o que se mantém enquanto se prepara para o vestibular de Agronomia – além de participar da implantação da nova República Trópis em São Paulo.

de volta à foto índice

casa1c4
04ana80.jpg Ana Estrella Vargas

Filha de Ralf Rickli e Consuelo Vargas, Ana Estrella Libertad Rickli Vargas nasceu em Los Teques, Venezuela, em 27.12.1983. Viveu em Guarapuava e Curitiba (PR), Botucatu (SP) e principalmente Teresópolis (RJ) até vir para S.Paulo e juntar-se à Trópis em 1997. Participou da formação inicial da banda Provisório Permanente e do Grupo Submundo de Teatro (peça 45 Minutos de Amor). Tem especial interesse pelas questões políticas relacionadas à educação, cultura e cidadania.

Em 2006 Ana Estrella, que é Técnica em Administração, trabalha na Secretaria de Administração do Município de São Paulo e estuda na Escola de Sociologia e Política.

de volta à foto índice

alexandre
04cintia80c.jpg Carlinhos dos Santos

Carlos Roberto Amaro dos Santos nasceu em S.Paulo no dia de Natal de 1981, de raízes espalhadas pelo Brasil de Goiás ao Ceará. Morador do Parque Santo Antônio, juntou-se à Trópis no Curso Rádio Comunitária em 2000, tendo participado também de projetos do Grupo Submundo de Teatro – porém foi nas grandes dificuldades enfrentadas pela Trópis em 2002-03 que pudemos conhecer sua garra no agüentar a barra junto, a sua notável qualidade humana de firmeza e solidariedade. Nas obras de reforma de 2003-04, as noções herdadas de um pai marceneiro colocaram Carlinhos em posição de responsabilidade – ao mesmo tempo em que ajudou a dar ritmo aos nosso dias com seu toque ao violão, cada dia melhor!

Em 2006 Carlinhos também precisou voltar para São Paulo, tem ajudado o pai no trabalho de marcenaria por alguns meses e pensa em se juntar à nova República Trópis assim que possível.

de volta à foto índice

ali-mato80
04eros80b.jpg Cíntia Nuspl

Cíntia Nuspl Oliveira nasceu em Guarapuava, PR, em 25.03.1983, filha de Free Nuspl e do artista plástico Fleidésio Oliveira. Tendo acompanhado a mãe por vários Estados brasileiros e pela Alemanha, chegou a S.Paulo em 1998. Participou inicialmente do grupo de teatro da Associação Monte Azul, e logo depois do Raizen Group (desenho) na Trópis – mas foi principalmente ao levar o papel de mãe de duas crianças sem abandonar os estudos que mostrou sua garra. Em 2003, em S.Vicente, desempenhou um papel inédito na Trópis, que foi a atenção às mães e avós do bairro, dando aulas de trabalhos manuais e alfabetização. Em 2004 colaborou energicamente nas obras da Trópis em Praia Grande, até optar por reassumir a vertente matogrossense da sua vida.

Depois de um período em Mato Grosso e outro em Ponta Grossa (PR), em 2006 Cíntia reside em Curitiba.

de volta à foto índice

alisson
04tauana80.jpg Du Alves Coutinho

Eduardo Alves Coutinho nasceu em Osasco (SP) 03.12.1981. Vivendo na região do Jd. São Luiz, chegou à Trópis no Curso Rádio Comunitária em 2000. Participou de projetos do Grupo Submundo de Teatro, tomou aulas de violão, apaixonou-se pelos temas filosóficos e psicológicos e pelo… violino! (Em 2003, através de uma campanha da Trópis na Internet, conseguiu finalmente um instrumento de estudo, doado pelo médico, antropólogo e antropósofo Wesley Aragão de Moraes, de Juiz de Fora, MG). Como parte da Trupe da Trópis seu violão acompanhou Paula da Paz no I Seminário Pró-Implantação da Universidade da Paz da ONU em S.Paulo. No dia-a-dia da Comunidade cuidava sobretudo das questões de transporte, abastecimento e manutenção de veículos – até decidir-se pela a aventura de Mato Grosso com Cíntia Nuspl – com quem já vinha partilhando a aventura da paternidade.

Em 2006 Du está em Curitiba, com Cíntia, Tauana e Eros o desafio que é hoje para todos os jovens a construção de uma vida autônoma.

de volta à foto índice

anaestrella
99alex-pb80.jpg Eros Nuspl Jancoski

Filho de Cíntia Nuspl e Bruno Jancoski, Eros nasceu em Itapecerica da Serra SP em 11.01.2000. Foi o primeiro dos “filhos da Trópis” (ou mais precisamente de “tropeiros”, logo seguido por Potyra, Yasmin, Luca e Tauana…) Em 2006 Eros começou a ir para a escola em Curitiba.

Obrigado, Eros, por ter ajudado a colorir a vida da nossa comunidade por vários anos, com a sua inteligência, sensibilidade e vitalidade!

de volta à foto índice

carlinhos
99free80.jpg Free Nuspl

Elfride Maria Nuspl (Rickli por adoção, ex-Oliveira e ex-de Freitas) nasceu em Guarapuava (PR) em 14.07.1964 de uma família de suábios do Danúbio (Donauschwaben), porém com a doença e falecimento da mãe cresceu na família Rickli, como irmã de Ralf. De 1982, quando a gravidez interrompeu seu curso de Magistério, viveu as mais variadas aventuras no Paraná, Rio Grande, Mato Grosso e Alemanha – até concluir seu curso em Turismo em 2004, no litoral paulista. Na Trópis, Free respondeu como primeira presidente da Associação (1998-2001) e colaborou em inúmeras ocasiões como Relações Públicas e no enfrentamento das mais variadas questões do dia-a-dia – em S.Paulo, Peruíbe, S.Vicente e Praia Grande.

Em 2006 Free está vivendo em Curitiba, tendo descoberto no cuidado de idosos o seu mais novo desafio!

de volta à foto índice

cintia
potyra Gil Marçal

Nascido Gilson Donisete Marçal, em S.Paulo, em 16.06.1979, com raízes no Norte de Minas. Desde criança teve um rico embasamento em teatro, música e dança na Associação Monte Azul (e mais tarde também em educação e ativismo social). Foi o segundo jovem a se juntar à Trópis, já em 1995, tendo participado intensamente de todos os seus processos até 2002 – inclusive dirigindo o Grupo Submundo de Teatro desde o seu início em 98. A experiência tropisiana esteve sempre presente como um diferencial visível em seu trabalho em locais como o Canal Futura, o Instituto Sou da Paz, as oficinas da Prefeitura de S.Paulo orientadas por Augusto Boal e Pedro Braz, o gabinete da Secretaria Municipal de Cultura.

Em 2006 Gil segue trabalhando na Secretaria Municipal de Cultura enquanto cursa o 2.º ano de Ciências Sociais na PUC.

de volta à foto índice

du
99gil-pb80 Gunnar Vargas

A história de Gunnar Natanael Rickli Vargas começou na Inglaterra com o encontro de Ralf Rickli e Consuelo Vargas – porém preferiu nascer em Chacao, na Grande Caracas, em 01.12.1981. Viveu no Paraná (Guarapuava e Curitiba), Botucatu (SP) e Teresópolis (RJ), e em S.Paulo desde 1996. Aí estudou violão com Marco Prado e Éder Sandoli na ULM, participou da Trópis desde as primeiras OCAs, criou a banda Provisório Permanente, compôs para as peças do Grupo Submundo de Teatro, juntou-se a Paula da Paz no trabalho musical e na vida pessoal – com a “composição” de Potyra. Passou 2001 em Maceió, de volta produziu na Trópis os shows e eventos da campanha O Reencantamento do Mundo, e coordenou a Casa de Cultura Trópis em S.Vicente de onde voltou a S.Paulo como produtor cultural no então recém-criado CEU Cidade Dutra, onde trabalhou até 2005.

Em 11.05.2006 Gunnar completou a gravação de um CD-Demo do Provisório Permanente com oito músicas recentes (que pode ser obtido através de Gil Marçal – logo acima) . e no dia 13 desembarcou com a filha Potyra em Sevilha, Espanha, para novas experiências de que manteremos relato na página A Trópis Hoje.

de volta à foto índice

eros
mario Mário Barbarioli

Mário nasceu no interior do Espírito Santo em 19.01.1956, tendo vivido (entre outros lugares) no Rio, em Roma e Amalfi (Itália), e especialmente em Curitiba. Dono de extraordinária capacidade autodidática, sempre surpreende com seu variadíssimo conhecimento de línguas, com suas incríveis habilidades práticas, com a (aparente) simplicidade da sua sofisticação e com a sofisticação da sua simplicidade. A convite, passou com a equipe da Trópis em 2004 alguns meses inesquecíveis, planejando e dando início à reforma do galpão cedido à Trópis pela ASACAR, em Praia Grande. Depois foi produzir geléias em um sítio em Quatro Barras (PR), trocado por outro mais próximo de Curitiba em 2006.

de volta à foto índice

gil3
0411carlinhos80 Paula da Paz

Ana Paula da Paz Alves, nasceu em Maceió em 09.07.1982, e veio para S.Paulo em 96. Tendo conhecido membros da Trópis na escola, logo fazia parte do Grupo Submundo de Teatro e da banda Provisório Permanente, e se aperfeiçoava com aulas de voz na ULM. Entre outras apresentações destacamos a com o Provisório e Renato Braz no KVA (12/2000) e a no I Seminário Pró-Implantação da Universidade da Paz da ONU em S.Paulo, com Du Alves Coutinho ao violão (10/2003) – atividades que não a afastam de uma valente e polivalente atividade como mãe de Potyra e no trabalho cotidiano da Comunidade. Canto, massagem, capoeira como movimento e como caminho sócio-pedagógico, tradição afrobrasileira e espiritualidade universal – eis a praia de Paula hoje.

Em 2006 Paula mantém-se como recepcionista na Clínica Tobias enquanto colabora na implantação da nova República Trópis em São Paulo e aguarda oportunidade de retornar com mais força ao canto, à capoeira e ao trabalho sócio-pedagógico direto.

de volta à foto índice

gunnar
0411mario80 Peu Pereira

Embora ausente na foto de 2004, Wesley Pereira Jaime participa da Trópis desde 2000 – como o Peu da Gaita na banda Provisório Permanente, no antigo Ateliê Terapêutico e em outras atividades de pintura, como pai de Yasmin e de Luca e em mil outras frentes. Amostras da sua pintura até 2004 podem ser vistas na página http://peu.tropis.org

Em 2006 cursa o 2.º ano de Ciências Sociais na PUC. Sua fome de discussão filosófica e antropológica foi um dos motores da reativação do Núcleo de Estudos Trópis (ver página A Trópis Hoje). Peu participa ainda da implantação da nova República Trópis em São Paulo e se prepara para a realização de um vídeo com apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura.

de volta à foto índice

gunnar-coreto140
001210peu70 Potyra da Paz Rickli

Filha de Paula da Paz e de Gunnar Vargas, Potyra (“flor” em tupi) nasceu em Maceió 14.02.2001, e desde 2002 dinamizou o dia-a-dia da Trópis Litoral com sua incrível energia e (para não negar a filiação) afinação vocal. Em maio de 2006 embarcou para a Espanha com Gunnar, passar uma temporada com a prima Laurinha e outras aventuras mais…

de volta à foto índice

potyra
030101peu70 Ralf Rickli

Nascido em Curitiba em 15.04.1957. Não sabe viver sem escrever, dar aulas e… imaginar jeitos diferentes de fazer as coisas. Mais informações biográficas e profissionais em http://ralf.r.tropis.org

de volta à foto índice

mario-1
040714free2 Tauana Nuspl Coutinho

Filha de Du e de Cíntia, Tauana nasceu em Peruíbe (SP) em 11.11.2002, e viveu seus primeiros 2 anos numa situação tão comunitária que de início chamava de “mãe” todas as mulheres da idade da mãe, e de “Du” todos os homens da idade do pai… Hoje vive com os seus em Curitiba. Obrigado, Tauana, pelos dias em que conviveu conosco, e que nunca lhe falte alegria!

de volta à foto índice

paula
 

página inicial
Scroll to Top